…sobre: Desenhos de Locação…e/ou…Urban Sketchers!!!,-) #InstantArt

Depois de ter observado um número cada vez maior de pessoas compartilhando seus desenhos de locação (feitos ao ar livre!!!,-) na web, o jornalista espanhol e residente nos Estados Unidos, Gabriel Campanario  criou, em 2008, o blog www.urbansketchers.org  para reunir entusiastas  desse tipo de atividade artística.
Desde então esse grupo vem crescendo rapidamente, contando hoje com cerca de 50 blogs regionais e reunindo dezenas de milhares de pessoas na internet e em seus encontros sejam regionais e/ou internacionais.
Em dezembro de 2009 se tornou uma organização sem fins lucrativos, com corpo diretivo e conselho.
O Urban Sketchers é uma comunidade de correspondentes que reúne pessoas do mundo todo, interessadas em produzir e compartilhar seus desenhos de locação. Essa comunidade global inclui pintores, arquitetos, jornalistas, publicitários, ilustradores, designers e educadores, pessoas comuns até, que publicam mais que apenas desenhos na web, compartilhando também a narrativa e as circunstâncias em que esses desenhos foram feitos, hábitos já enraizados na cultura instantânea do ‘selfie post’, um tanto já desgastada pela utilização ‘ad nauseum’ nas redes sociais em que nos embalamos todos quando estamos no modo ‘on line’.
Os assim auto denominados ‘Urban Sketchers’ e/ou somente USK, têm como missão: “incrementar os valores documental, educacional e artístico, do desenho de locação, promovendo sua prática e conectando pessoas ao redor do mundo que desenham em suas cidades e em suas viagens.” Prática que Johann Wolfgang von Goethe o famoso e genial escritor alemão e pensador que também fez incursões pelo campo da ciência…além de ser considerado um dos primeiros ‘Urban Sketchers’ da história moderna já nos idos de 1700, pois se consideramos o que os nossos ancestrais mais antigos faziam em suas cavernas, guardadas as devidas proporções…é claro!!!,-)

Gabriel Campanario criou um Manifesto, nesse movimento de contraponto ao ‘selfie post’, que passou a ser o elemento agregador deste grupo de pessoas ao redor do mundo que tem alguns princípios, vejamos eles:

1. Nós fazemos desenhos de locação, através da observação direta, seja em ambientes externos ou internos.
2. Nossos desenhos contam histórias do dia a dia, dos lugares em que vivemos, e para onde viajamos.
3. Nossos desenhos são um registro do tempo e do lugar.
4. Nós somos fiéis às cenas que estamos retratando.
5. Nós utilizamos qualquer tipo de técnica e valorizamos cada estilo individual.
6. Nós nos apoiamos e desenhamos juntos.
7. Nós compartilhamos nossos desenhos on-line.
8. Nós mostramos o mundo, um desenho de cada vez.

Se nos detivermos nos números crescentes deste movimento artístico contemporâneo poderemos perceber:

  • 50 blogs ou grupos regionais;
  • 100 correspondentes no blog principal;
  • 650 correspondentes ao redor do mundo em mais de 20 países;
  • 7.000 seguidores no feed do Google;
  • 7.800 membros no site Flickr.com;
  • 11.700 postagens no blog principal;
  • 53.000 seguidores no Facebook;
  • 175.000 desenhos postados na página do grupo no site Flickr.com.
  • 150.000 pageviews por mês no blog internacional ;
  • 2.500.000 visitas ao blog internacional, desde sua criação.

O Urban Sketchers no Brasil

Em 2011, através da iniciativa de Eduardo Bajzek, João Pinheiro e Juliana Russo, o Urban Sketchers ganhou uma versão nacional oficial. Desde então, esse grupo vem crescendo e reunindo um numero cada vez maior de entusiasmados desenhistas, em diversas cidades brasileiras como São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, São Luís, Curitiba, Goiânia, Natal, Fortaleza, Brasilia, Vitória, etc.
Em 2014, realizaram no Brasil, na cidade de Paraty / RJ, o 5º Simpósio Internacional de Urban Sketching, um grandioso evento que reuniu cerca de 250 participantes do Brasil e do mundo todo.

A versão brasileira do grupo, conta com:
Cerca de 34 correspondentes, com mais de 280.000 visualizações em mais de 900 postagens;
A Página do Urban Sketchers Brasil no Facebook conta hoje com 3.000 membros. Além de outras redes sociais como o flickr entre outras.

1ºencontro de urban sketchers Brasília e Goiânia

No último dia 28 de março de 2015, na lindíssima cidade histórica de Pirenópolis em Goiás ocorreu o primeiro encontro de ‘urban sketchers’ de Brasília e Goiânia onde se reuniram os goianos Jesus, Maria Ester, Simone Simões e Simone Freire, Rahiana, Fernando e Suzy Simon e os brasilienses Luana Kallas, Juan Carlos, Carla Freitas, Luisa Melo e seus devidos acompanhantes. Foi um encontro inesquecível pela riqueza da paisagem e sobretudo pelo entusiasmo e generosidade de todos os participantes. Foram compartilhados experiências, conhecimentos, técnicas, suportes e práticas, abaixo escolhi alguns momentos da mais pura intimidade do evento e alguns trabalhos produzidos durante o encontro que tiveram como cenário os casarios coloniais do interior do Brasil goiano.

 …os nossos participantes regionais deste movimento artístico….e…alguns de seus trabalhos:
…enfim um dia de muita alegria e confraternização entre os adeptos desse estilo artístico nem tão novo assim, mas, que promete uma vida longa de produções com um quesito de muito valor na composição artística, a tentativa de gravação imagética do instante, tão em voga nos  tempos de registro automático da realidade em torno de nós com o indiscriminado uso dos celulares nossos de cada dia, porém alguns reclamam do ‘urban sketchers’ por não ser acessível a quem não sabe desenhar, para estes restam se contentar com o recente sucesso de vendas dos livros de colorir para adultos e/ou os cursos específicos de USK, oferecidos em algumas cidades da Europa como Amsterdã, e/ou a esperança que algum geniosinho da computação crie um aplicativo que transforme no tempo do processador do seu celular, tablet, etc, suas fotos aplicando filtros que as transformem como mágica em legítimos trabalhos de ‘urbans sketchers’ no melhor estilo 2.0…se e quando isso acontecer eu não ficaria aborrecido de receber algum ‘royaltie’ por isso…kkkk!!!,-) #CONFESSO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: