SAMHAIN SIMBOLIZA O ANO NOVO DOS POVOS CELTAS…então FELIZ ANO NOVO!!!,-) #HAPPYHALLOWEEN

   A tradição do halloween surgiu com os povos celtas e druidas

O Halloween é uma tradição praticada há mais de 3 mil anos, iniciada pelos povos Celtas, e celebrado na noite de 31 de outubro. No entanto, o nome original da data, usado por esses povos, era “Samhain”. A palavra “Halloween” foi adaptada ao longo do tempo, por conta do Dia de todos os Santos, comemorado em 1º de novembro, que em inglês significa “All Hallows Eve”, cuja abreviação se tornou Halloween.

A prática de se fantasiar nessa data se deu justamente pela crença que os celtas tinham neste dia especial. Esses povos afirmavam que na noite do dia 31 de outubro, o véu que cobre o mundo astral e a Terra deixava de existir exatamente à meia noite. Para se proteger de possíveis perigos, os celtas se cobriam com peles de bichos e máscaras de Deuses para não serem reconhecidos por espíritos ruins, já que neste momento eles teriam mais facilidade de fazer “travessuras” com os seres da Terra. Essa prática então começou a ser adotada e é perpetuada até hoje, por meio das fantasias usadas no dia de Halloween.

O Samhain, então, é uma das quatro datas mais importantes do ano para as antigas religiões pagãs, como celtas e druidas. Esses povos acreditavam que somos filhos da terra e que sofremos influência de todas as transformações ocorridas na natureza, como as mudanças das estações do ano, por exemplo. O Samhain era uma das datas mais importantes, pois representava o fim da colheita para os povos celtas, quando um ciclo termina para que outro novo se inicie. É o ano novo céltico.

Este dia, então, carrega uma forte energia. Os celtas acreditavam que todos os pedidos realizados à meia noite do dia 31 de outubro tinham mais chances de serem realizados.Os celtas acreditavam que todos os pedidos realizados à meia noite do dia 31 de outubro tinham mais chances de serem realizados.

A crença de que nesta ocasião não existe o véu entre o mundo astral e a Terra pode ser interpretada como a oportunidade para que você escolha e manifeste o que quer da sua vida.

Sendo assim, aproveite a energia especial dessa data para incentivar a fantasia das crianças e entre nesta brincadeira também. Você pode fazer um banquete de doces em casa. Melhor ainda se eles forem caseiros, pois os alimentos receberão sua energia e intenção no preparo. Outra prática possível é se inspirar nos povos celtas e se conectar com as energias das deusas mitológicas, mentalizando que elas tragam boas influências pra você e para sua família.

AS DEUSAS E SUAS SIMBOLOGIAS

Existem diversas Deusas de várias mitologias diferentes, mas no dia de Halloween ou Samhain vale se conectar com a energia das Deusas celtas para desfrutar dos bons augúrios para o novo ano que se inicia, conheça abaixo algumas dessas egrégoras e se jogue na devoção:

Energia de amor e Prosperidade: conecte-se com a energia da guerreira Freya, deusa nórdica do amor, beleza, sedução e riqueza. Na noite do Samhaim, faça seus pedidos para esta poderosa figura mitológica.

Para acalmar a vida e sair do estresse: mentalize seus pedidos para Aine, Deusa celta e Rainha das Fadas. Ela também é a Deusa mais apropriada para atender os pedidos das crianças, já que carrega a inocência e a pureza das fadas.

Foco na realização de objetivos e sonhos: a Deusa mais indicada é Epona, Deusa celta dos cavalos. Ela ajudará você a ir ao encontro dos seus objetivos.

Para situações de família: nesse caso, quem pode lhe ajudar é a Deusa mãe Arianrhod. Ela tem como símbolo a coruja, que além de ser muito sábia, ainda consegue enxergar além do que os olhos podem ver. Essa Deusa tem o dom da visão e é ideal para harmonizar a vida em família. Mentalize seus pedidos para ela na noite de Samhaim.

Para finalizar, você poderá confeccionar um “Jack O Lantern”, que é a abóbora iluminada por uma vela em seu interior, símbolo típico do Halloween, e colocar na frente da sua casa para pedir as boas vindas dessa data e desse novo ciclo que se inicia na vida de todos.

CURIOSIDADE: “GOSTOSURAS OU TRAVESSURAS?”

 Gostosuras ou Travessuras

A prática de oferecer doces no Halloween, que costuma ser mais presente na América do Norte, na qual as crianças batem de porta em porta e dizem: “Gostosuras ou Travessuras?”, também tem origem no Samhain. Nessa data, as mães e mulheres celtas preparavam um doce chamado “bolo das almas” e davam para as crianças, em troca de orações para algum ente querido já falecido, com o intuito de oferecer luz para quem se foi. Essa prática foi então adaptada pelos cristãos para o Dia de Finados (02/11), comemorado logo após o Samhain. No Dia dos Mortos, as pessoas costumam visitar os túmulos de entes queridos e, ao invés de oferecem bolos para crianças, levam flores para quem se foi.

Como é possível perceber, as práticas realizadas pelas culturas antigas foram adaptadas ao longo do tempo e não devem ser temidas. Não tenha medo do desconhecido e aproveite seu Halloween da melhor forma. Feliz Samhain a todos!!!,-) #happynewyearceltic

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: