19 lugares que um nerd precisa visitar em Londres!!!,-)

18 lugares que um nerd precisa visitar em Londres

 | POR |

IMG_20140103_101134472

Quando comecei a pesquisar sobre a viagem que faria para Londres, percebi que nenhum texto em português dava a letra para quem quer conhecer os pontos mais interessantes de quadrinhos, games, literatura, ocultismo etc. Por isso, prometi pra mim mesmo que quando voltasse, faria um humilde guia para os nerds que querem surtar na terra da Rainha.

Na curta semana que fiquei por lá, fiz meu tempo render e aproveitei para fazer uma série de passeios, compras, visitas e outras coisas que não poderiam faltar em uma boa check list nerd/rocker/alternativa/maluca. Confira os 18 lugares que um nerd precisa visitar em Londres:

IMG_20140104_130546245

18 – Sherlock Holmes Museum 
Se você pegar o endereço do Sherlock Holmes dos livros e tentar visitar a casa dele, terá uma grata surpresa. A casa não só existe, como foi transformada em um completíssimo museu fictício sobre a vida e as aventuras do maior detetive de todos os tempos. Com direito a estátuas de cera e uma sensacional loja onde você pode comprar o chapéu clássico!

IMG_20140104_112053306

17- Abbey Road 
Por mais que parece besteira, vá até a Abbey Road e faça uma foto em homenagem a uma das capas de disco mais emblemáticas da história da música. Sim, o lugar é longe de tudo, mas verá que vai ficar na sua memória. Ficou na minha!

IMG_20140105_161425686
16 – The Globe  (Teatro do Shakespeare)

Imagine um teatro construído de maneira idêntica ao usado por Shakespeare, e onde as apresentações ainda são feitas como antigamente: sem microfones, música tocada ao vivo, espaço aberto e com os atores interagindo com o público. Sem falar do museu, com diversos objetos, roupas, vídeos, documentários e maquetes, e do tour de apresentação do lugar, que é sensacional (nosso guia era o Jim Carrey dos bons tempos). Se você adora literatura e teatro, dá pra perder tranquilamente um dia interior ali.

IMG_20140102_121924127_HDR

15 – Lojas ocultistas

Londres é dos maiores celeiros de pesquisadores, pensadores e mestres do oculto e da magia. Entre os nomes mais célebres que andaram por suas ruas estão Aleister Crowley, Austin Osman Spare, Kenneth Grant e Dion Fortune. Por isso, a cidade possui algumas das melhores livrarias e lojas sobre o assunto. A passagem pela Treadwell’s  é obrigatória. O atendimento da Christina é excelente e as prateleiras estão forradas de obras raras,  baralhos de tarot esgotados, ervas e obras de arte.

IMG_20140102_125029644_HDR

14 – Pubs com algo mais

Tomar uma cerveja nos pubs londrinos é um roteiro bem óbvio, mas o que poucos sabem é que muitos desses botecos centenários foram frequentados por figuras ilustres em seu passado. Recomendo uma ida ao The Fitzroy Tavern , que tinha uma sala onde pintores, poetas e escritores se apertavam para beber, fumar e conversar. O lugar foi a segunda casa de Crowley (que criou o drink The Kublai Khan No 2), Bernard Shaw, George Orwell, Dylan Thomas e muito outros. Também não deixe de jantar na sala favorita do escritor de Orwell no The Dog and Duck , no Soho. Sem falar nos pubs do Sherlock e no sensacional Ain’t Nothing But Blues .

london-dungeon

13- London Dungeon 

Imagine o Parque da Mônica, mas ao invés de ter atrações em um amplo espaço aberto, tem um clima de masmorra abandonada. No lugar dos carismáticos personagens infantis estão os mais cruéis assassinos e loucos do imaginário londrino, além de menções honrosas à peste negra e às execuções públicas. Tudo isso feito para que seu filho aprenda sobre história, tome uns belos sustos e caia na gargalhada. Estamos falando da London Dungeon, o parque de diversão macabro da molecada britânica. Prepara-se para diálogos afiados e tiradas geniais!

IMG_20140104_143905022

12- Camden Town

Aqui em São Paulo, nos orgulhamos de falar da Galeria do Rock como um point para quem gosta de cultura alternativa e música (essa nem tanto, de uns tempos pra cá). Meu orgulho foi gravemente ferido ao conhecer o bairro de Camden Town. Ele basicamente abriga mais de 500 lojas e barracas (aos sábados) que vendem coturnos, camisetas, trajes góticos, trapos punks, correntes, jaquetas animais, discos e outras coisas sensacionais. Também recomendo um passeio pela culinária mundial em alguns corredores com dezenas de portinhas vendendo todo tipo de rango. Eu fui de comida vietnamita. Tava uma delícia!

IMG_20140104_195345196

11 – Sister Ray e outras lojas de disco

O Soho é o lugar mais maravilhoso em que um turista que gosta de cultura pop pode estar. Só na Berwick Street, você pode visitar diversas lojas de disco, como a Sister Ray  (forrada de lançamentos, alternativos, psicodélicos, garage punks e outras pedradas) e a Reckless (cheia de álbuns usados de soul, punk e música do mundo todo). Sem falar nas outras da região, como a eletrônica Phonica , a eruditaHarold Moores  e a maravilhosa Sounds of the Universe .

10- Chinatown

Quem gosta de cultura oriental e se amarra em comidas exóticas, não pode deixar de passar de noite em Chinatown. O belíssimo bairro chinês encanta os olhos e é o destino ideal para quem procura um jantar romântico com direito a frangos pendurados  na vitrine. Região cercada de teatros, cinemas, sebos e outros pontos maravilhosos para culture vultures!

IMG_20140101_241441408

09 – Brechós malucos

No geral, a moda no Brasil é bem mais confortável do que elegante e passamos a maior parte do tempo lutando contra o calor. Em Londres, o frio e a chuva são constantes, mas em compensação as pessoas costumam ousar mais em sua forma de vestir. Ninguém vai te olhar se andar vestido como um cosplay do Doctor Who ou parecendo um herói steampunk. Você fará parte do cenário e será considerado bem vestido e elegante. Para isso, a cidade está abarrotada de brechós com roupas malucas de praticamente todas as épocas. Recomendo especialmente a Beyond Retro , que foi sensacional na hora de montar um look pra festa Dark Circus de Fim de Ano.

IMG_20140101_013122404

08 – Festas Dark Circus e do circuito

Para a festa de Reveillon reservamos algo bem diferente do que tem no Brasil! Celebramos a chegada de 2014 com malabares, cuspidores de fogo, mulheres voluptuosas, dança burlesca, roupas extravagantes e música de qualidade. Sim, nós fomos na Dark Circus Party! A festa é periódica e recomendamos ficar de olho no calendário de atividades das festas parceiras , que podem ser dedicadas ao tempo da Segunda Grande Guerra ou até um cruzeiro estilo Titanic. Não falei que valia a pena manjar de brechó!?

dscf2125

07 – Madd Mangoes 

As famosas ludorias costumam alugar seus jogos de tabuleiro para quem frequenta o local, mas na terrinha dos Stones o negócio é diferente. Lá você paga pelo que consumir e pode jogar tabuleiros, videogames, card games e bater um papo com os amigos. Tinha até o famigerado PS4! Foi lá que descobri que o jogo que a galera mais curte é King of Tokyo (farei uma resenha em breve). Tortas deliciosas, café quentinho e nachos bem servidos!

IMG_20140101_114257433

06 – Stonehenge e Bath

Um dos lugares mais míticos do mundo está à sua disposição em uma cidadezinha próxima de Londres! Aproveite o seu hostel e peça para agendar um passeio pelo Stonehenge com direito a uma voltinha pela maravilhosa casa de banho romana (Bath). Só cuidado com o clima, pois se estiver frio é impossível ver as poderosas pedras dos druidas. Pelo menos, a gente fez uma foto!

082113_gosh1

05 – Gosh! Comics

Gosta de quadrinhos? Está procurando coisas diferentes para ler? Visite a Gosh! Comics , que fica ali no Soho e aproveite para ficar perdido entre prateleiras e mais prateleiras de HQs da mais fina qualidade. Não é lugar pra achar as melhores aventuras do Homem-Aranha, mas para quem procura as pérolas do cenário alternativo e independente dos britânicos. Diversas edições autografadas por preço justo e bom espaço para folhear as coisas.

IMG_20140102_134604357

04 – Orcs Nest

Pense em uma pequena e humilde loja de dois andares forrada dos mais diversos jogos de tabuleiros, livros de RPG, card games, miniaturas, quadrinhos, revistas e outras maravilhas. Pensou? Acredite, tudo isso que passou pela sua cabeça não chega aos pés do que realmente é estar na Orcs Nest. Dá pra perder umas boas horas só olhando as caixas e folheando os sensacionais livros de RPG. Ponto obrigatório!

IMG_20131231_142517341

03 – Forbidden Planet 

Ai me coraçãozinho! Quando entrei nessa loja pela primeira vez, perdi meia hora só pra entender exatamente onde eu estava. A melhor descrição que encontrei é: exatamente o que aconteceria se a Geek fosse do tamanho da Livraria Cultura. Milhares de livros, quadrinhos, action figures, DVDs, games, pôsteres e qualquer coisa que possa imaginar que povoa seus sonhos molhados de nerd. Pra você ter uma ideia, comprei um doce azul baseado na droga produzida em Breaking Bad. Como eu disso, o lugar é Fantástica Fábrica de Chocolates para fãs de cultura pop!

IMG_20131231_155051865

02 – Teatros 

Por essa vocês não esperavam. Quase no topo das coisas mais maravilhosas que existem em Londres estão os teatros. Acredite, você não sabe o que é uma peça de teatro grandiosa e linda até ver alguma nesta incrível cidade. A peça que tive o prazer de ver foi o clássico thrillerStrangers on a Train  (Pacto Sinistro), história que ficou famosa na versão para o cinema de Alfred Hitchcock. O teatro em si já era fantástico, mas fomos metralhados com uma cenografia fantástica, elenco afiadíssimo, música espetacular, luz maravilhosa e uma história tão brutal que me fez ficar a peça toda na ponta da cadeira. Vai passar um tempo em Londres? Separe pelo menos umas 4 noites para curtir o teatro!

IMG_20140103_205400588

0 1- Jack The Ripper Tour

Provavelmente este será o passeio turístico mais incrível que farei em toda minha vida. O rolê começa às 21h30 e termina perto das 23h, em Whitechapel, uma das regiões mais abandonadas e esquisitas da cidade. O lugar foi o palco do serial killer mais famoso de todos os tempos: Jack, o Estripador. Os guias são estudantes e pesquisadores da história local que sabem tudo sobre as mortes, o contexto social e as milhares de teorias, fatos, cartas e outras deliciosas informações sobre o caso. Nosso guia foi o John , um talentoso surtado que deixou tudo mais sensacional com sua voz gutural! Obrigatório para fãs de mistério, histórias policiais, crime e de um bom arrepio ao andar por ruas macabras e frias.

IMG_20140105_140514807

Claro que listei aqui apenas as coisas incríveis que temos para ver em Londres e que não vi na maioria dos sites que pesquisei. Por outro lado, tem um montão de coisa “clichê” que não pode faltar na sua programação: compras na Oxford Street, visitas aos espetaculares museus londrinos (National Gallery, British Museum, Natural History Museum, V&A), um rolê pelos arredores do Palácio de Buckingham e muitas outras coisas.

Dá pra fazer absolutamente tudo de metrô e recomendo que tire um Oyster Card para o período que for ficar na cidade. Foi a melhor coisa que fiz, pois com um valor fixo pude usar todos os tipos de transporte loucamente. Outra coisa que vale a pena é comer num lugarzinho chamado Pret a Manger, que tem comida fresca, saudável e barata. Sem falar nos maravilhosos sucos! Se a gente não tivesse só DelValle por toda a parte, o sucão pegaria forte por aqui também.

IMG_20140102_132512634

Só aproveito para ressaltar que apesar da cultura altamente difundida e das centenas de atrações por metro quadrado, o povo londrino é muito fechado. Quando você tem a oportunidade de conversar em um pub, eles se mostram engraçados, divertidos, inteligentes e muito sagazes, mas saindo de lá… a galera vai fingir que você não existe. Prepara-se para passar muito tempo sozinho, sem conversar com ninguém e com muita dificuldade para fazer amigos. Se você é antissocial até o talo, Londres é o seu paraíso.

Aos poucos, vou tentar soltar textos sobre as coisas que adquiri por lá e das experiências que acabei tendo com elas. Se for pra lá, não deixe de tomar um bom refrigerante de goiaba por mim, ok?

IMG_20140101_194217272

 

 

Phonica Records in London’s Soho is an awesome music store dedicated to vinyl. Grab the latest – & some of the oldest – great LPs in London with Party Earth!!!,-)

phonica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: