Viagens inesquecíveis, Museu Condes Castro Guimarães!!!,-) #PORTUGAL

 …se…e…quando em Cascais, não deixe de visitar o Museu Condes Castro Guimarães. O palacete em estilo romântico é muito bonito. Uma construção bastante imponente com diversas chaminés decoradas com a rica azulejaria portuguesa, mobiliário de diversos estilos e uma maravilhosa biblioteca, são os pontos mais interessantes a destacar fora os jardins rústicos do entorno do edifício  de arquitetura revivalista, foi mandado construir por Jorge O´Neil a Francisco Vilaça, em 1890 e destaca-se pela sua torre, de características medievais.
Na altura em que visitamos, nos já longínquos idos de 2011, por ocasião das férias do meio do ano, estava em cartaz a exposição,”Millenium – Arte Partilhada com os melhores nomes dos últimos 100 anos da pintura portuguesa um espetáculo, com obras dos artistas portugueses – Almada Negreiros, Álvaro Lapa, Amadeo de Souza-Cardoso, Ângelo de Sousa, António Dacosta, António Palolo, António Silva Porto, Armanda Passos, Carlos Botelho, Columbano Bordalo Pinheiro, Costa Pinheiro, Dordio Gomes, Eduardo Batarda, Eduardo Luiz, Eduardo Nery, Eduardo Viana, Graça Morais, João Hogan, João Vieira, Joaquim Rodrigo, Jorge Pinheiro, José Escada, José Júlio de Sousa Pinto, José Malhoa, Júlio Pomar, Júlio Resende, Mário Cesariny, Menez, Nadir Afonso, Nikias Skapinakis, Noronha da Costa, Paula Rego, René Bertholo e Vieira da Silva.( Infelizmente, “no pictures inside” …e…não foi possivel documentar!!!,-)

 

Localizado no interior do Parque Marechal Carmona, o Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães é o mais antigo espaço museológico do concelho. Inaugurado em 1931, foi dirigido por figuras de grande prestígio no meio cultural português, como por exemplo João Couto, Carlos Bonvalot, Branquinho da Fonseca e Maria Alice Beaumont. Em 1932, Fernando Pessoa candidatou-se ao cargo de conservador, porém não foi admitido por falta de habilitações…kkkk…isso mostra o quanto os gênios sofrem com o recalque dos  seus contemporâneos!!!,-)

A Torre de S. Sebastião, atual Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, data do início do século XX . Obra notável da arquitetura romântica revivalista, a Torre de S. Sebastião fascina pela mistura de estilos e por um envolvente misticismo que faz imaginar histórias de outros tempos…perfeita locação para o produções cinematográficas de época…

Em 1910, o palácio foi vendido ao primeiro conde de Castro Guimarães, título criado por decreto de 23 de Setembro de 1909 do então rei D. Manuel II de Portugal em favor de Manuel Inácio de Castro Guimarães, 1.º conde de Castro Guimarães, que, após proceder a algumas alterações, passaram a habitá-lo grande parte do ano. O bom gosto do casal refletiu-se na aquisição de peças de arte e mobiliário representativos de várias épocas, assim como o seu interesse pela cultura se fez sentir na compra de dois dos elementos mais significativos do acervo do atual museu: um órgão neo-gótico, construído de encomenda para o Conde e a valiosa Crónica de D. Afonso Henriques, de Duarte Galvão.
Os Condes usufruíram pouco tempo deste magnífico palácio. Quando faleceu, em 1927, o Conde deixou, em testamento, a casa e propriedade ao Município de Cascais, para que nelas fosse constituída uma Casa-Museu e Jardim Público. O Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães foi oficialmente inaugurado a 12 de julho de 1931, tendo sido durante largos anos o único existente no concelho de Cascais.
O Serviço Educativo do Museu Condes de Castro Guimarães existe desde 1964, altura em que se iniciaram as visitas guiadas para grupos escolares e as oficinas de artes plásticas. Este setor constitui o principal interlocutor entre o museu e o público.
Serviços que disponibiliza
– Acesso a portadores de deficiência motora
– Visitas orientadas e temáticas para grupos, mediante marcação prévia;
– Visitas específicas para grupos escolares, mediante marcação prévia;
– Acesso à Biblioteca do Conde de Castro Guimarães, mediante pedido formal aos seus responsáveis. A catalogação está disponível online.

Espaços e Coleções
Capela de S. Sebastião

Horário
De 3ª a 6ª feira das 10h às 17h00
Sábado e domingo das 10h às 13h00 e das 14h às 17h00.
Encerra à 2ª feira e feriados
Visite o site do Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães para saber o que está a acontecer por agora

No exterior, a capela de S. Sebastião e os jardins do palacete, depois chamados de Óscar Carmona também merecem uma visita.
O Palácio dos Condes de Castro Guimarães, também conhecido como Torre de São Sebastião, localiza-se à Av. Rei Humberto de Itália, na freguesia e concelho de Cascais, distrito de Lisboa, em Portugal…se…e…quando em Portugal, não deixe de ir conhecer!!!,-) #bonvoyage #FICADICA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: