Um olhar atento, do fotógrafo Brassaï, fotos de Paris a noite nas primeiras decádas do séc. XX, os loucos anos 20 !!!,-)

Author: Paul Morand (1888-1976)
Artist: Brassaï (1899-1984)
Published: Paris, Arts et métiers graphiques, 1932

Gyula Halász, nome de batismo de Brassaï, nasceu na Hungria em 1899. Desde pequeno manifestava o desejo de migrar para a França. Em 1924, finalmente se instala na Cidade Luz e nunca mais retorna ao seu país – ele morreu em 1984.

O artista flanou por Paris na década de 30, período marcado pela falta de esperança no futuro. A Primeira Guerra Mundial havia terminado e o ambiente não era dos melhores. Brassaï conviveu com artistas que, como ele, se tornaram famosos, entre os quais Henry Miller, Picasso, Sartre e Albert Camus.

Na capital francesa, Brassaï fotografou a vida noturna. “Nas fotos dessa exposição, é possível perceber que, apesar do ambiente hostil da década de 30, as pessoas demonstram vontade de viver”, comenta Laure Gyselinck, da Aliança Francesa de Curitiba.

Paris La Nuit surgiu por iniciativa da Aliança Francesa, da família de Brassaï e de Agnes de Gouvion Saint-Cyr, a curadora. Anteriormente, Paris La Nuit ficou em exposição em Fortaleza e Recife. Depois da temporada no MON, segue para Brasília, Campinas e Rio de Janeiro.

…Kiki, famosa figura cantante da noite de então.

…le Couple dans un café.

… La Môme Bijou, un travesti qui erraient les anciens partis dans les années 30.

…Paris…ahhh…Noite !!!,-)

…exposição de fotografias de Brassaï, estréia hoje a noite em Brasília no Museu Nacional da República, visitação até 02 de outubro, de terça a domingo das 9h às 18h30…de grátis…vai perder??? vamos combinar, não dá né !!!,-)

MORE INFO: http://www.photohistories.com/photo-books/13/paris-de-nuit

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: