A história da Blythe, a bonequinha “low profile” que assustava as criancinhas e virou “it fashion” !!!,-)

 A boneca “Blythe” (pronuncia-se “Blaite”) foi criada em 1972 pelo designer Allison Katzman e comercializada nos E.U.A. pela Toy Company Kenner (geralmente conhecida por apenas Kenner). Sua característica mais marcante e notável eram os olhos que mudam de cor e posição ao puxar de uma corda amarrada à parte traseira de sua cabeça. Devido à falta de interesse e o fato da boneca assustar as crianças (ahn?), a Blythe saiu de linha após um ano de seu lançamento.Em 1997, a jornalista Gina Garan ganhou uma boneca Blythe de presente e passou a fotografá-la em todos os lugares, dando assim inspiração ao seu livro “This is Blythe” (Esta é a Blythe). Em 1999, ela foi introduzida à Junko CWC Wong pelo artista e ilustrador, Jeffrey Fulvimari. Ainda naquele ano, a Hasbro deu à Takara, empresa japonesa, uma licença para produzir uma nova edição da boneca Blythe, a NEO (nova) Blythe. A Blythe foi usada em uma campanha publicitária de televisão por Parco, o ramo de moda da Seibu Department Stores no Japão e foi um sucesso instantâneo. O sucesso no Japão levou a Hasbro a dar uma licença à Ashton Drake Galleries (ADG) em 2004, para produzir Blythes nos Estados Unidos por um preço mais “em conta”.Na Primavera de 2009, Alexander McQueen lançou uma linha de moda para uma campanha publicitária com bonecas Blythe. A subcultura Blythe floresce na Internet, principalmente em fóruns e grupos de usuários. Existe uma grande rede de fanáticos que customizar a boneca para revenda, as pessoas que criam roupas exclusivas e calçados, bem como acessórios especificamente para Blythe. Uma verdadeira febre entre as fashionistas de plantão.

Tamanhos das bonecas blythe:

a 28 cm (escala 1/6th) de tamanho natural, e as de 11,2 centímetros, menos populares e exclusivas da Takara, “Petit Blythes” (Pequenas Blythes). Apenas Blythes de tamanho natural podem trocar a cor e posição dos olhos, sendo eles, na maioria das vezes, Azul (esquerda), verde (direita), laranja (frente) e cor-de-rosa (frente). Mesmo assim, Petit Blythes possuem os membros flexíveis e as pálpebras se fecham. Porém, já está previsto o lançamento das “Middie Blythes”, que serão as “Blythes Médias” terão aproximadamente 20cm de altura, e elas teram apenas uma cor de olho, que poderá se mover para a esquerda e para a direita. As pálpebras serão Fixas (não abre e fecha). O pescoço, Móvel (esquerda e direita). Os braços, Móveis. A Cintura Fixa e o Joelho Fixo (não dobra).

Uma Neo-blythe hoje em dia vale cerca de 100 dólares, podendo também passar de mil. Mas nem sempre foi assim, antigamente uma Blythe Kenner era vendida por aproximadamente 6 dólares (jura? Aonde compra??? kkkk!!!,-).

Quem das coisas sabe que não é de hoje que eu sou fã dessas bonequinhas. Existem muitas variações da Blythe, mas vou falar da mais hot do momento: A Neo-Blythe ou Blythe Média.
Gina Garan e sua Blythe.
Algumas características mais marcantes da blythe são: os olhos redondos, e o corpo sem muitas juntas (ao contrário da pullip, que tem os olhos mais puxados e o corpo com juntas, mas isso é assunto pra outro post…), uma cordinha atrás da cabeça, que faz os olhos dela mudarem de cor, variando do azul até o vermelho.
Além disso, as blythes são customizáveis e é fácil achar vídeos no youtube que ensinem a mudar as pálpebras, o cabelo e até a cor da pele, além de roupinhas super fashion para as dolls. Os preços de blythes varia de cem até mais de mil dólares (dependendo da boneca), mas, antigamente, uma Blythe era comercializada por cerca de seis dólares.
Essa aqui até parece meu “alter ego” kkk!!!,-).
Até Mulher Maravilha blythe tem!
…e pra finalizar uma Blythe super luxo com “origem” e tudo…e então já se convenceu que boneca não é somente brincadeira de criança e pode muito bem virar peça de destaque na sua decoração de interior…desde que não sejam as cansativas Barbie’s…Suzy’s… e/ou edições ” vodoo-facsimile” da Ivete Sangalo e Preta Gil ou outras tantas disponíveis no mercado para angariar uns trocadinhos de fãs descontrolados…
MORE INFO:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: